O que é um ERP?
Com certeza você já percebeu que, enquanto as demandas de gestão dos diferentes setores da sua empresa crescem a cada dia, as margens para investimento de tempo e recursos reduzem drasticamente. Para que isso aconteça, você precisa de estruturas de integração que otimizem processos e reduzam custos: é aí que entra o ERP.
Se antes o uso da tecnologia como aliada aos processos produtivos e de gestão, servia para diferenciar uma empresa no mercado, hoje ele se tornou uma questão de sobrevivência na chamada Indústria 4.0.
Cada vez mais, as empresas buscam utilizar recursos que maximizam a performance do negócio, otimizam sua eficiência produtiva, agregam valor ao produto, racionalizam o uso de recursos e customizam soluções, de acordo com suas diferentes demandas.
É nesse cenário que surge a necessidade de contar com um Sistema de Gestão Empresarial, ou, ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa).
O ERP é um sistema de gestão integrada, responsável por interligar todas as atividades de uma empresa, como vendas, finanças, materiais, produção, custos, serviços, controladoria, recursos humanos e qualidade, em um único espaço.
A solução engloba funções que atendem as diferentes obrigações de cada departamento e auxiliam o controle de informações, gerenciamento de dados e processos e a tomada de decisão.
Capaz de mensurar cada detalhe, o ERP entrega automatização em tempo real e proporciona uma rotina mais ágil e eficiente às diferentes empresas, que buscam identificar as melhores estratégias para aumentar sua produtividade, reduzir custos e elevar sua rentabilidade.
Ele é o responsável por entregar todas as informações necessárias para que a área de Business Intelligence (falamos sobre ela també aqui) gere relatórios gerenciais úteis e de fácil compreensão.
Além disso, o ERP ainda tem como vantagens o baixo investimento em infraestrutura de TI, hardware, software e pessoas, o que acaba quebrando uma das barreiras que impedem as indústrias de aderirem à digitalização.
Clique aqui e saiba para que serve um ERP ou aqui para saber como escolher seu ERP