Para que serve um ERP?

Com certeza você já percebeu que, enquanto as demandas de gestão dos diferentes setores da sua empresa crescem a cada dia, as margens para investimento de tempo e recursos reduzem drasticamente. Para que isso aconteça, você precisa de estruturas de integração que otimizem processos e reduzam custos: é aí que entra o ERP.

Se antes o uso da tecnologia como aliada aos processos produtivos e de gestão, servia para diferenciar uma empresa no mercado, hoje ele se tornou uma questão de sobrevivência na chamada Indústria 4.0.

Cada vez mais, as empresas buscam utilizar recursos que maximizam a performance do negócio, otimizam sua eficiência produtiva, agregam valor ao produto, racionalizam o uso de recursos e customizam soluções, de acordo com suas diferentes demandas.

É nesse cenário que surge a necessidade de contar com um Sistema de Gestão Empresarial, ou, ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa).

O ERP é um sistema de gestão integrada, responsável por interligar todas as atividades de uma empresa, como vendas, finanças, materiais, produção, custos, serviços, controladoria, recursos humanos e qualidade, em um único espaço.

A solução engloba funções que atendem as diferentes obrigações de cada departamento e auxiliam o controle de informações, gerenciamento de dados e processos e a tomada de decisão.

Capaz de mensurar cada detalhe, o ERP entrega automatização em tempo real e proporciona uma rotina mais ágil e eficiente às diferentes empresas, que buscam identificar as melhores estratégias para aumentar sua produtividade, reduzir custos e elevar sua rentabilidade.

Ele é o responsável por entregar todas as informações necessárias para que a área de Business Intelligence (falamos sobre ela també aqui) gere relatórios gerenciais úteis e de fácil compreensão.

Além disso, o ERP ainda tem como vantagens o baixo investimento em infraestrutura de TI, hardware, software e pessoas, o que acaba quebrando uma das barreiras que impedem as indústrias de aderirem à digitalização. 

Clique aqui e saiba para que serve um ERP ou aqui para saber como escolher seu ERP 

Cases Pró Data System's

Mais do que um produto ou serviço, nós oferecemos excelência