IFRS - Feito para PMEs

Para atender às exigências do IFRS (International Financial Reporting Standards), sua área de contabilidade precisa das melhores tecnologias. Veja as ferramentas abaixo e saiba como ajudamos PMEs a cumprirem cada norma.

AVP: Ajuste a Valor Presente

O objetivo do AVP é prever o valor presente de um fluxo de caixa futuro. Para isso, ele considera toda movimentação relevante realizada nas áreas de contas a receber e a pagar, a longo ou curto prazo.

A operação é simples e é feita pelo Radar Compras e Radar Comercial. As duas ferramentas calculam o Pro Rata Die e contabilizam cada transação automaticamente com base nos parâmetros definidos no início.

A principal vantagem é que o usuário pode alterar as taxas de cálculo ou optar por não aplicar o valor calculado, seja durante o movimento de entrada ou após a emissão da nota de venda.

Ajuste de Avaliação Patrimonial e Ativo Imobilizado

O Ajuste de Avaliação Patrimonial é utilizado para expressar a realidade patrimonial de uma empresa. Ele é feito com base no valor apresentado no Balanço Patrimonial, por um ativo ou passivo relacionado ao valor justo.

Já o Ativo Imobilizado é um grupo de contas que sofre esse tipo de ajuste, de acordo com a avaliação realizada. A ferramenta WK oferece uma série de benefícios para empresas que precisam readequar seu imobilizado:

1) Reajuste de valores

2) Atribuição de novos prazos de vida útil

3) Indicação de taxas de depreciação

4) Controle simultâneo entre o fisco e os valores societários (de acordo com as novas práticas do IFRS)

Demonstrativo de Fluxo de Caixa

O DFC mostra o resultado líquido de caixa de um período contábil. Para isso, ele reúne informações sobre alterações e equivalentes de caixa em três áreas: atividades operacionais, atividades de investimentos, atividades e financiamentos.

Para elaborar o DFC, sua empresa pode escolher entre dois métodos.

Direto: realizado pelo Radar financeiro, ele realiza o informe de recebimentos e pagamentos que refletiram no caixa e seus equivalentes. 

Indireto: disponível no Radar Contábil, esse método realiza a apuração da variação do caixa e seus equivalentes partindo do resultado do exercício (DRE). Em seguida, são efetuados alguns ajustes de contas incompatíveis com o caixa.

Demonstrativo de Lucros ou Prejuízos Acumulados

O DLPA faz parte da solução WK e apresenta os lucros ou prejuízos da empresa e as alterações nesses dados, respectivamente.

Notas explicativas

As notas explicativas são informações obrigatórias, que acompanham a prestação de contas contábil de uma empresa. O grande problema é que elas costumam ser elaboradas pela área de contabilidade apenas após o fechamento mensal, trimestral ou anual. Como os lançamentos da área acontecem diariamente, o risco desse registro ficar para trás é grande.

Com a solução WK, as notas explicativas podem ser adicionadas em cada lançamento contábil em tempo real. Assim, o registro das Demonstrações Contábeis e das Notas Explicativas fica mais fácil e rápido.

Conheça outras soluções em Compliance

BLOCO K

ECF

eSocial

EFD-REINF

LCDPR

LGPD