Entenda a importância do PCP e os benefícios de aplicá-lo na sua indústria

Uma indústria é uma organização complexa, composta por inúmeros processos e pessoas. E para organizá-los e garantir que todas as tarefas sejam realizadas com eficiência é indispensável contar com um bom planejamento e controle contínuo. É justamente nesse ponto que os gestores devem compreender a importância do PCP e como ele pode beneficiar os negócios.

 

O que é PCP

A sigla PCP significa Planejamento e Controle de Produção. Esse instrumento de gestão promove uma visão geral e ampla da indústria, evitando que os gestores fiquem atentos a apenas um processo ou setor e acabem não percebendo erros ou riscos em outros departamentos. Para isso, três etapas são essenciais: planejamento, programação e controle.

No planejamento, os gestores devem estabelecer o que será feito e qual o tempo necessário para concluir a ação. Por exemplo: uma indústria de rações para cães em crescimento pretende lançar uma nova linha para filhotes. Para isso, estabelece um prazo de dois meses para começar a produção.

Na próxima etapa, a programação, a empresa deve definir quais recursos serão necessários em cada setor envolvido para realizar a ação. No caso da indústria de rações, poderia ser a compra da matéria-prima, a fabricação de embalagens, a contratação de novos profissionais, a abertura de espaço no estoque, entre outros processos.

Por último, no controle, é necessário monitorar a tarefa para corrigir falhas, como uma embalagem errada ou falta de matéria-prima, e fazer ajustes a tempo, sem enfrentar prejuízos.

Percebe como o PCP acaba englobando todos os departamentos da empresa? É esse o objetivo! Sem ele, a indústria de rações poderia acabar se debruçando apenas na produção da nova linha, sem dar a atenção necessária às embalagens, à gestão de pessoas ou ao financeiro, por exemplo.

 

A importância do PCP

Pensando na otimização da produção e dos serviços internos, é primordial que o PCP da sua indústria esteja bem estruturado na busca de mais produtividade, eficácia nos serviços e aumento dos rendimentos. Aliás, essa ferramenta também prepara a empresa para as constantes mudanças na economia e no perfil do consumidor.

Para obter bons resultados, é necessário desenvolver o planejamento em médio e longo prazo. Ao estabelecer apenas ações de curto prazo, sua empresa pode não perceber oportunidades de mercado ou perigos que rondam o negócio, fazendo com que perca força ou acabe ficando atrás da concorrência.

Confira algumas ações relacionadas ao PCP que podem beneficiar a sua indústria:

 

Planeje as vendas e preveja a demanda para adaptar a sua produção

Essas ações facilitam o cumprimento da demanda e garantem um estoque para possíveis compradores, tendo sempre produtos prontos para a venda. Para garantir uma boa previsão, conte com as equipes de vendas e de marketing, que podem auxiliar nessa tarefa. Tenha em mente sempre a quantidade exigida pelos seus clientes e os prazos a cumprir.

 

Organize o que entra na sua empresa

Saiba de quem comprar matéria-prima, o quanto precisa e as datas apropriadas para comprar os materiais, a fim de não comprometer seu caixa. Esse equilíbrio entre entrada de matéria-prima e saída de produtos garante que o máximo de material seja aproveitado, evitando desperdícios e, consequentemente, prejuízos.

 

Monitore o maquinário e o tempo de uso durante a produção

Saber o tempo gasto para produzir seu produto dá ao analista de PCP a possibilidade de prever se a demanda exigida será cumprida em tempo hábil, facilitando a tomada de decisão para que o combinado entre indústria e cliente seja respeitado. Com essa prática, também é possível obter informações sobre quais setores poderão sofrer com excesso de trabalho e quais ficarão mais ociosos, facilitando a escolha de uma saída que possa diluir a produção e fluir o trabalho.

 

Fique atento aos documentos

As licenças, autorizações, notas fiscais e qualquer outro documento relacionado à entrada e à saída de produtos da empresa precisam estar organizados e alinhados em todos os setores. Tendo a papelada toda organizada fica mais fácil verificar estoque, pagamentos, prazos de produção e entrega, planejamentos da produção e medidas de urgência.

 

Planeje a manutenção

Máquinas paradas resultam em atrasos ou até prejuízos significativos. Um equipamento quebrado pode comprometer o ritmo de produção, gerando um efeito dominó difícil de conter, atrasando prazos e comprometendo a credibilidade da empresa. Para evitar esse transtorno, o ideal é manter a manutenção em dia, realizar reparos periódicos, renovar o equipamento em tempo adequado e manter um cronograma de reparos preventivos e testes.

Todos esses alinhamentos requerem uma harmonia entre os setores: o departamento comercial precisa estar antenado com a produção para negociar o melhor prazo possível de entrega dos produtos, assim como o setor de compras precisa saber exatamente quanto e quando a fábrica vai precisa repor e manter o estoque de matéria-prima, entre outros processos que mostram a relação de interdependência entre as áreas de uma mesma indústria.

 

A tecnologia como aliada do PCP

Ter todos esse detalhes na palma da mão parece uma tarefa quase impossível, não é verdade? Porém, há inúmeras ferramentas tecnológicas que facilitam a organização e a manipulação de grandes quantidades de dados. Um exemplo disso é o ERP Radar Empresarial, solução oferecida pela Pró-Data System’s.

O software integra as informações sobre todas as áreas da indústria em um mesmo espaço, oferecendo mais praticidade na organização, controle e manipulação dos dados. Além disso, também permite extrair relatórios qualificados para dar suporte à tomada de decisão pelos gestores. Quer dizer, o ERP Radar Empresarial tem o potencial de auxiliar o cumprimento de todas as etapas definidas no PCP, pois melhora a comunicação entre as áreas e fornece informações precisas em tempo real sobre todas as atividades industriais.

Então, se você precisa de um sistema capaz de atender às necessidades da sua empresa, auxiliando de forma eficaz no PCP, conte com a gente! Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos contribuir para melhorar os seus resultados e permitir que seu planejamento ocorra conforme o esperado!

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo

FALE COM NOSSOS CONSULTORES