Sumário

Como escolher o sistema ERP ideal para sua empresa

Procurando um sistema ERP mas não sabe como escolher o melhor para sua empresa? Vem com a gente que vamos te ajudar!

Bom, pra começar, escolher usar um sistema ERP é um grande passo. Esse tipo de sistema é uma ferramenta indispensável para empresas que queiram fazer uma melhor gestão em todas as áreas da companhia. 

Usar um ERP é garantir uma melhor operação da empresa em todos os setores.

A boa notícia é que qualquer empresa pode se beneficiar do ERP certo, independente da área de atuação, tamanho ou complexidade.


Seja numa empresa de 5 mil pessoas que quer otimizar processos e economizar tempo e dinheiro ou em uma empresa pequena que quer crescer de forma sustentável, um sistema ERP pode ser a solução. Quer saber mais? Continua lendo!

Você vai ver:

  • O que é um sistema ERP
  • Principais vantagens de usar um ERP
  • Como escolher o ERP ideal para sua empresa

O que é um sistema ERP

ERP significa Enterprise Resource Planning, um Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

O nome já explica bem o que um sistema ERP pode fazer.

  • Sistema – Um ERP é um software, um programa informatizado
  • Integrado – Seu objetivo é trazer todas as informações de todos os setores da empresa a um lugar só
  • Gestão empresarial – O sistema ERP é usado para gerir toda a operação da empresa, como processos, armazenamento de dados, documentos, etc.

De forma bem prática, através de um sistema ERP é possível armazenar documentos, fazer controle de estoque, de contas a pagar, das férias dos colaboradores, programar compras, emitir notas fiscais, controlar os prazos de entrega… muita coisa! Inclusive, você pode saber mais detalhadamente sobre cada uma delas nesse artigo que fala exatamente o que é um ERP.

Percebe que as funções do ERP passam por todos os setores da empresa? Essa é uma de suas principais vantagens: ter tudo organizado em um só lugar, em vez de espalhado em diversos programas ou numa planilha de Excel.

Mas quais as outras vantagens de usar esse tipo de sistema?

Principais vantagens de usar um ERP

Existem muitas vantagens em usar um sistema ERP, entre elas podemos citar:

  • Tudo em um só lugar

Usar um ERP traz organização e garante que nada se perca no processo. Desde a gestão de estoque até o controle de produção, o ERP também auxilia em etapas operacionais, como a criação de um plano mestre de produção.

  • Agilidade na comunicação

Todas as equipes pertinentes têm acesso aos dados que precisam, o que torna a comunicação mais eficiente e ágil. 

  • Segurança

Diferente de anotar tudo em um papel ou até em uma planilha, no ERP nada se perde. Para isso existe o backup local e na nuvem.

Além disso, muitos ERPs, como o WK Radar, tem criptografia, para que ninguém sem autorização tenha acesso aos dados da sua empresa.

  • Crescimento sustentável

Implantar um sistema ERP  promove a organização necessária pra que a empresa tenha processos estabelecidos para um crescimento adequado e sustentável.

  • Economia de tempo (e dinheiro)

O ERP permite que os processos sejam automatizados, para que nada saia do planejado, o que desperdiçaria recursos. Inclusive, fizemos um artigo sobre capacidade ociosa, que aborda bem esse tema.

  • Processamento de dados

As informações providenciadas pelo sistema podem ser analisadas e usadas para analisar a performance dos setores, enxergar pontos de melhoria e tomar decisões mais assertivas.

Como escolher o ERP ideal

Com essas vantagens em mente, como escolher o melhor sistema ERP para a sua empresa? É exatamente isso que vamos abordar agora.

  • Considere as necessidades da sua empresa

Apesar de ser uma ferramenta excelente, não é tão proveitoso ter um ERP sem antes saber o que exatamente sua empresa precisa. Pra isso, antes de tudo é preciso ter uma imagem clara das necessidades da empresa, seus processos e principalmente quem faz o quê.

A partir dessa análise inicial, fica mais fácil entender o que precisa ser trabalhado ou melhorado, mas não acaba aí.

  • Observe as funcionalidades do sistema

Na hora de pesquisar e escolher entre as diferentes opções de fornecedores de ERP, as funções disponíveis irão definir se aquele sistema específico é o recomendado pras suas necessidades.

É pra isso que antes é preciso ter feito um levantamento das necessidades da empresa, para na hora de comparar, poder já descartar aqueles que não oferecem o que você precisa.

Uma vantagem de muitos ERPs é a modularidade, ou seja, trabalham com módulos específicos para cada necessidade, como pequenas peças que formam uma máquina maior. Pode ser que você não precise de todas as peças para cumprir seu objetivo, pode ser que sim. Ter um ERP modular irá ajudar a solucionar as demandas de forma mais assertiva.

  • Olhe para frente

Oferecer uma solução modular também tem outra vantagem, a de poder se adaptar com o tempo.

É essencial avaliar a situação atual da empresa, mas também é indispensável pensar onde se quer chegar em meses ou anos. A partir disso, escolher um ERP que possa crescer e dar sustentação ao desenvolvimento da sua empresa é uma ideia que irá economizar tempo e dinheiro no futuro.

  • Entenda a infraestrutura necessária

Como todo software, um sistema ERP precisa rodar em algum lugar, seja em uma máquina, em um servidor, ou na nuvem, através de um aplicativo web. De qualquer forma, sua empresa precisa saber se a infraestrutura existente suporta o sistema ou se é necessário grandes investimentos para se adequar.

  • Olhe para o todo

Um software com boas funcionalidades é ótimo, mas ele precisa vir acompanhado de algumas outras coisas para que sua empresa possa alcançar seus objetivos.

Por exemplo, como será feita a implantação do sistema e quem será responsável por isso? Ou quem irá fornecer treinamento para as equipes operarem o sistema? Por fim, a empresa vendedora oferece suporte tanto no período de instalação quanto durante o uso? Esses são fatores essenciais a serem considerados.

Seguindo esses passos sua empresa poderá usufruir de todos os benefícios de um sistema ERP sem dor de cabeça!

Nossa recomendação mais que especial é o WK Radar. Esse ERP tem mais de 30 módulos para sua empresa e um banco de dados próprio que garante toda a segurança das suas informações.

​​Reduza em até 90% o tempo que você investe em rotinas empresariais, acabe com o retrabalho e integre todas as áreas da sua empresa em uma interface intuitiva e com baixo investimento em infraestrutura de TI!

Conte com a Pró-Data System’s para fornecer e te acompanhar em todo o processo de implantação e uso do WK Radar. Mais que um fornecedor, uma verdadeira parceria!

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.