Existem atividades na sua rotina que precisam ser realizadas todos os dias, mas não deveriam. Em vez de investir tanto tempo em tarefas operacionais, você poderia investir na sua estratégia de negócio. É aí que entra o sistema de gestão empresarial.
Já pensou nisso? Continue com esse artigo para entender como a tecnologia pode otimizar seu dia a dia e gerar resultados surpreendentes para sua empresa.
O que é um sistema de gestão empresarial?
Volte ao início desse texto. Quais dessas áreas fazem parte do seu check-list diário: finanças, administração, contabilidade ou RH? Seja para lidar com números ou enviar documentos ao contador, o fato é que você investe tempo e atenção em algo que pode ser automatizado.
Isso mesmo. Esse é o principal objetivo do sistema de gestão empresarial: fazer o trabalho braçal. Assim, em vez de realizar tarefas puramente operacionais, você otimiza seu tempo, redireciona recursos e ainda reduz a chance de erros e inconformidades. Em outras palavras, tem tempo para fazer sua empresa crescer.
Outra utilidade do software é integrar informações de diferentes áreas e fornecer dados precisos para que você tome decisões com mais rapidez e clareza. Isso acontece porque a plataforma funciona de maneira inteligente e garante uma execução rápida e um armazenamento confiável.
Quais são as vantagens de um sistema de gestão empresarial?
Como dissemos antes, a ideia principal do sistema de gestão empresarial é que a sua empresa consiga otimizar o tempo investido em tarefas operacionais, além de ter informações precisas para analisar o cenário da empresa e decidir sobre os próximos passos.
Veja uma lista das principais atividades que o sistema de gestão empresarial pode fazer:
- Emissão de notas fiscais
- Compras
- Despesas
- Vendas
- Fluxo de caixa
- Ordens de serviço
- Ordens de produção
- Cadastro de clientes
- Entre outros
É fácil imaginar o quanto sua empresa ganha com isso, mas vamos clarear as vantagens ainda mais:
1. Áreas integradas
Se existe um calcanhar de aquiles em empresas que gerenciam dados em planilhas é a quantidade de erros de comunicação, digitação e envio que acontecem entre os setores. Além disso, muitas vezes, diferentes áreas registram informações iguais ou muito semelhantes.
Com o uso do sistema de gestão empresarial, vocês podem dizer adeus às planilhas bagunçadas e ao retrabalho. A relação entre os setores de vendas e estoque, por exemplo, permite que as tarefas sejam divididas entre os responsáveis.
2. Processos bem definidos e auditáveis
As tarefas automatizadas pelo sistema de gestão precisam ser bem planejadas antes de serem executadas, mas quando bem pensadas, elas continuam funcionando sem interrupção por quanto tempo for necessário.
Além da constância, esse planejamento significa que cada processo definido pode ser auditável, ou seja, é possível saber cada passo que foi tomado, e isso reduz a possibilidade de erros.
3. Maior produtividade
Como falamos no começo desse artigo, um sistema de gestão empresarial cuida do operacional da empresa e libera espaço para tarefas estratégicas e relacionadas ao gerenciamento e crescimento.
Mas não é só isso. Ao mesmo tempo que o software pode organizar as tarefas, ele também organiza todas as informações da empresa no mesmo lugar. Isso economiza tempo e aumenta a produtividade das equipes.
Maior lucratividade e custos reduzidos
Maior produtividade e automação leva ao aumento dos lucros da empresa e a redução de custo humano com tarefas que podem ser feitas pelo sistema.
Isso acontece no curto prazo, pela redução de custos, e no longo prazo, pelo maior tempo despendido em planejamento e crescimento e, com o tempo, resultados reais para a empresa.
Mobilidade completa
Dentre as mudanças que as empresas passaram nos últimos anos, uma das principais foi a necessidade de se adaptar ao home office. Para empresas que precisam de processos e informações seguras e bem organizadas, esse foi um desafio a mais.
A boa notícia é que a maioria dos sistemas de gestão empresarial funciona na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar – desde que a pessoa tenha acesso permitido pela empresa, é claro.
Com isso, não é mais preciso se preocupar com impressão ou transferência de arquivos de um computador pra outro, é tudo centralizado!
4. Segurança dos dados
Como dissemos agora, todas as informações ficam na nuvem. Um bom sistema de gestão é totalmente criptografado e acessível apenas por quem a empresa permitir.
Ao contrário das planilhas de excel, os sistemas oferecem segurança contra invasões, alterações e até extravio de dados. Mais segurança para sua empresa e seus clientes.
Além disso, por ser totalmente digital, os papéis não se perdem, os pendrives não quebram e mesmo que o HD dos computadores queimem, está tudo bem seguro na nuvem.
Vale a pena implantar um sistema de gestão empresarial?
Os benefícios de um sistema de gestão empresarial são muitos, o que é necessário é pensar se isso faz sentido na realidade da sua empresa.
É comum pensar que esse tipo de sistema é feito só para empresas grandes ou para um campo específico de atuação, mas nada disso é verdade.
Um bom sistema de gestão empresarial resolve os problemas tanto do grande quanto do pequeno, independente do ramo da empresa. Isso acontece porque as soluções oferecidas são abrangentes e cobrem setores que são comuns à maioria das companhias.
Mesmo assim, é preciso procurar o sistema ideal para a sua situação.
Qual o melhor sistema de gestão empresarial?
O melhor sistema é aquele que atende às suas necessidades, e é claro, com qualidade. Existem alguns pontos que podem te ajudar na hora de tomar sua decisão. Olha só:
- Funcionalidades
O primeiro ponto a se considerar na hora de escolher um sistema de gestão é o que ele oferece. Afinal, se ele não entrega o que sua empresa precisa, ele não serve pra você. Existem ERPs modulares, isto é, que oferecem soluções completas mas que podem ser reduzidas para exatamente o que sua empresa precisa.
- Facilidade de uso
O sistema será acessado por várias pessoas, por isso é indispensável que ele seja intuitivo e bem desenhado, com as principais funções ao alcance de quem precisa. Optar por um sistema complicado por fim acaba por atrapalhar mais do que ajudar.
- Praticidade na implantação
Outro fator importante: como esse sistema é instalado? No dia a dia da empresa não há tempo a perder. A instalação do sistema precisa ser rápida e a transição suave. Além disso, quem irá oferecer treinamento às equipes? Um bom fornecedor irá não só implantar o sistema, mas oferecer suporte constante e auxiliar a empresa no processo.
A Pró-Data System’s oferece o ERP WK Radar como sistema de gestão empresarial.
Além de todas as funções que falamos, como segurança e modularidade para atender as necessidades da sua empresa, a Pró-Data oferece uma parceria que vai além do produto, e cuida de todo o processo de implantação, treinamento e suporte!
Conte com a Pró-Data para o que sua empresa precisa! Se você quiser mergulhar mais no mundo das empresas e do sistema de gestão empresarial, acesse nosso blog! Também estamos à disposição para conversar com você. É só entrar em contato com a gente por aqui!