Sabe aquela frase “em time que está ganhando não se mexe”? Embora represente uma visão confortável de enfrentar uma situação, adotar uma estratégia como essa é arriscado em um mundo que muda tão rápido como o nosso. Novos desafios precisam de novas soluções, e dentre todas elas, o business intelligence (BI) tem se tornado um grande aliado.
Está todo mundo falando de BI, mas precisamos entender o que isso realmente significa. A verdade é que uma solução de business intelligence é útil para qualquer empresa, mas muitas vezes associamos o termo a grandes empresas de tecnologia, o que é um erro.
Quer saber o que isso significa? E mais importante: o que isso significa para sua empresa? Se sim, é só continuar lendo!
O que é Business Intelligence?
Business Intelligence significa inteligência de negócios, e é um termo de origem militar. Nas forças armadas, a inteligência é a prática de coletar informações para guiar os comandantes na tomada de decisões estratégicas. Isso acontece porque toda decisão precisa ter como base dados e informações, e não achismos ou apenas uma intuição.
No mundo dos negócios é a mesma coisa. O BI é uma forma de dar aos líderes um conhecimento mais amplo sobre a realidade do negócio e do mercado. Isso porque os dados são coletados, armazenados, processados e transformados em relatórios ou indicadores visuais, conhecidos como dashboards, que permitem que as decisões sejam feitas baseadas na realidade.
Essas informações podem vir de diversas fontes, e a partir do cruzamento delas é possível identificar tendências, pontos que precisam ser melhorados, estratégias, resultados dos competidores e da própria empresa, e muito mais. Isso dá uma direção clara para o futuro, tudo com base em fatos, não em suposições.
A inteligência de negócios é um conceito bastante simples. Tomar decisões baseando-se na intuição é arriscado, fazer isso com base em dados reais é uma forma mais assertiva de guiar a empresa.
Apesar da associação comum que as pessoas fazem com o BI e tecnologia ou ferramenta, o BI é um conceito que pode ser aplicado de diferentes maneiras.
Qual a importância disso? Minha empresa precisa?
Mas qual a importância do business intelligence para as organizações? Será que sua empresa precisa disso?
Como falamos, o BI é um conceito simples. Existem muitas ferramentas úteis para isso, mas muitas vezes nós aplicamos a inteligência sem perceber.
Por exemplo, fazer uma pesquisa com os clientes para entender suas necessidades, dificuldades e até reclamações e usar esses dados para melhorar seus serviços é business intelligence.
Olha só o que uma estratégia de BI pode fazer pela sua empresa:
Principais vantagens de uma estratégia de Business Intelligence
• Tomada de decisão assertiva
Esse é o principal objetivo do BI: fornecer dados que sirvam de base para uma tomada de decisão estratégica e bem pensada. Falamos bastante isso nesse artigo, mas para ilustrar, vamos pensar em um cenário:
Imagine que uma empresa irá lançar um novo produto. Existe um processo de criação complexo, mas como garantir que o projeto alcance os objetivos esperados? Uma opção é experimentar e lançar o produto baseado nas ideias dos gestores, outra possibilidade é estudar o perfil dos clientes, fazer entrevistas, entender seu comportamento, e conduzir o projeto a partir disso.
Em um caso temos o BI como base, no outro temos apenas ideias e opiniões. Qual tem mais chances de agradar o público?
• Possibilidade de melhora nos serviços/produtos
A tecnologia é um excelente meio para chegar a um fim. Quando ela é bem utilizada, pode fazer a diferença em um negócio, mostrando coisas que não eram visíveis antes. Os dados nada mais são do que registros que revelam uma determinada realidade observada.
No mundo corporativo, o feedback dos clientes é muito importante. Com uma estratégia de BI é possível coletar dados sobre a percepção e a experiência do seu cliente sobre seu produto ou serviço, e saber exatamente o que precisa ser melhorado.
• Novas oportunidades de negócios
Os dados do mercado e dos padrões de consumo dos seus clientes podem revelar novas tendências e oportunidades de negócios que seus concorrentes ainda não estão aproveitando. Essas informações podem ser usadas para decidir onde investir os recursos da empresa no futuro e entender para onde o mercado está indo.
• Inovação
Essa mesma possibilidade de “prever o futuro” pode gerar uma nova onda de inovação na empresa, incentivando que novas soluções sejam propostas, desenvolvidas e aplicadas, tudo isso com menos risco de prejuízo.
Ignorar essas mudanças ou não dar a devida atenção pode custar muito caro, como aconteceu com a Kodak, que não conseguiu acompanhar as tendências do mercado, limitando sua visão ao pensamento do “sempre foi assim” e perdeu força quando as tecnologias digitais começaram a chegar. A resposta é investir em inovação baseada em informação.
• Processos mais eficientes
Já teve a impressão que algumas partes da empresa trabalham de forma mais lenta do que deveria? Processos mal definidos são grandes causadores de desperdício de tempo e dinheiro dentro das empresas.
Uma estratégia de BI bem implementada é como um diagnóstico da condição da empresa e revela tanto o que está funcionando bem quanto o que precisa melhorar.
• Vantagem competitiva
A junção desses pontos resulta em uma empresa que está em vantagem em relação aos seus competidores. Recursos bem alocados e uma visão clara de futuro eliminam o desperdício e podem gerar economia e aumento dos lucros.
Como colocar o business intelligence em prática?
Business Intelligence não precisa ser complicado, mas é um processo que demanda uma mudança na cultura da empresa e esforço. Na prática, existem 4 passos principais que precisam ser seguidos para implantar uma estratégia de BI. Olha só:
1) Coleta de dados
Esse é o primeiro passo. A coleta de dados é pegar essas informações e registrá-las, geralmente em uma ferramenta de BI. Esses dados podem vir de diversos lugares e podem ser aplicados em todos os setores da empresa. Algumas fontes de dados:
• Pesquisa de campo;
• Balanços financeiros;
tendências de busca no google;
• Volume de compras no site da empresa;
• Registro de folhas de pagamento;
• Engajamento nas redes sociais, e muitos outros.
Todas essas situações geram dados, isto é, informações, e são elas que são usadas no BI.
2) Apresentação dos dados
Tendo esses dados são salvos de forma bruta, e as ferramentas de BI as apresentam de forma visual, como em gráficos de tendência, gráficos de pizza, estatísticas, etc.
Fazer isso permite que a visualização seja mais e acessível fácil para todos.
3) Análise das informações
A partir dessas representações visuais é preciso analisar e interpretar os dados, entendendo o que eles significam de forma prática: houve uma queda nas vendas de um determinado produto? Por quê? O que pode ser feito? São esses questionamentos que começam a surgir.
Algumas coisas levam tempo para ficarem claras, e às vezes é preciso analisar diversas métricas para chegar a um resultado concreto, mas essa análise precisa ser feita sempre.
4) Tomada de decisão
Conforme as análises se tornam mais maduras, começamos a ver tendências, padrões, entre outros, e finalmente algumas decisões estratégicas podem ser tomadas pelos gestores.
A importância das ferramentas
A tecnologia é uma grande aliada do business intelligence. Nós aqui da Pro-Data temos trabalhado com essa estratégia já há algum tempo, oferecendo aos nossos clientes um serviço de consultoria em BI usando um conjunto de ferramentas que permitem integrar, por meio de dashboards e relatórios personalizados, informações das diversas áreas da empresa, como vendas, finanças, orçamentos, serviços, compras, estoque, produção, custos, qualidade, controladoria e RH.
Com essa estratégia os gestores e suas equipes podem consolidar informações, analisar resultados com facilidade, rever práticas de negócios e, ainda, gerir a empresa de forma mais prática e objetiva.
Como dissemos, business intelligence não precisa ser complicado, e nós queremos te ajudar nisso! Conheça nossas soluções em BI clicando aqui!