O futuro do BI no mercado industrial

O FUTURO DO BI NO MERCADO INDUSTRIAL

Considerar todas as variáveis que podem influenciar no sucesso ou no fracasso de um negócio na hora de tomar uma decisão não é tarefa simples. Por isso, não é de surpreender que os avanços na área de TI busquem ampliar cada vez mais a capacidade do business intelligence (BI) de processar grandes quantidades de dados e transformá-los em informações práticas e úteis. Especialmente para quem é empreendedor, visto que o futuro do BI reserva mudanças de peso para o mercado industrial.

Afinal, em plena era digital, não dar o devido valor ao poder dos dados e seu papel nos processos de produção é um erro de estratégia, e dos grandes. Isso porque a habilidade de priorizar investimentos e direcionar os esforços da empresa para criar um negócio competitivo e que esbanje saúde financeira nunca foi tão importante. Ao mesmo tempo, definir o rumo certo a seguir exige um profundo conhecimento do mercado e de dados que nem sempre são fáceis de se levantar ou organizar.

É nesse contexto que o BI mostra sua funcionalidade. Ao permitir e facilitar a coleta desses dados, prepará-los para análise e executar consultas e cruzamentos entre banco de dados bem abrangentes, ferramentas de business intelligence criam diferentes formas de visualização das informações para o desenvolvimento de diagnósticos cada vez mais elaborados e profundos. Ou seja, é uma tecnologia capaz de situar sua empresa entre as demais e de antecipar alguns movimentos do mercado.

 

O que é e como funciona o business intelligence?

Como já falamos por aqui, business Intelligence, tradução do inglês para inteligência de negócio, pode ser resumido de forma simples como um recurso que busca transformar dados em informações úteis para a tomada de decisão. Esses dados, que são coletados de sistemas internos e externos, ajudam a fornecer um panorama abrangente da situação da indústria, permitindo uma análise mais avançada e dinâmica de suas áreas.

Esses dados incluem a identificação de pontos falhos e oportunidades que, sem o suporte de uma ferramenta eficiente de BI, não poderiam ser observados. Quer dizer, a inteligência de negócio permite uma análise descritiva, na medida em que desenha um cenário específico, demonstrando resultados que foram possíveis de serem obtidos no passado com as mesmas ações que o empreendedor está considerando atualmente ou quais as prováveis consequências para os planos de ação que ele tem em mente.

Dessa forma, é possível decidir o que fazer com base no que já ocorreu no passado ou na situação atual da empresa. Por outro lado, a inteligência de negócio não tem a característica de uma análise de previsão, ou seja, ela não diz o que vai acontecer, mas permite entender as tendências com base em informações de desempenho que já foram incluídas no banco de dados do BI.

Isso porque, considerando que todo o negócio tem inúmeras variáveis de influência determinando o resultado obtido, o BI é uma ferramenta que permite focar nas variáveis certas a serem consideradas na tomada de decisão. E isso só é possível porque ela simplifica o esforço necessário para obter essas informações.

Em um exemplo prático, uma empresa que quer gerenciar melhor sua cadeia de suprimentos pode contar com o business intelligence para determinar quais são os gargalos que geram atraso nos prazos de entrega, como os produtos e meios de transporte com mais problemas. Assim, ao invés de experimentar vários cenários e rotas em busca da mais eficiente, a tecnologia e o cruzamento de dados se encarrega de apresentar a alternativa mais adequada.

 

O que esperar para o futuro do BI?

Por mais que seja uma tecnologia nova e que ainda esteja em fase de consolidação na indústria, o BI evolui a passos bem acelerados, tanto que o mercado já estuda seus próximos movimentos. E uma das principais tendências que muitos especialistas estão prevendo é o crescimento da influência e da eficácia da inteligência artificial em negócios nos quais ferramentas e plataformas se tornaram mais abrangentes e colaborativas. Isso porque, graças ao BI, as análises tendem a ser mais compartilhadas e, consequentemente, vão precisar de atualizações mais constantes.

Contudo, é importante ressaltar que falamos em quantidades massivas de informações alimentando um sistema por meio de diversas frentes distintas. É nesse ponto que a inteligência artificial encontra brechas para desempenhar um papel maior e mais relevante, assumindo a tarefa de automatizar e personalizar o envio da maior quantidade possível de dados de suporte para o BI. Como consequência, todo o compartilhamento de informações acontece de forma mais rápida e com mais eficiência.

 

Tecnologia a serviço do business intelligence

Com tantas mudanças, estar na frente da concorrência e garantir vantagem competitiva nunca foi tão importante. Em outras palavras, investir na automatização dos processos e contar com um bom software ERP são ações que podem ajudar o empreendedor a preparar o negócio para o futuro, alinhando as rotinas de trabalho com o que há de mais moderno em gestão.

É por isso que aqui na Pró-Data System’s acompanhamos a evolução tecnológica e estamos atentos a todo esse movimento relacionado ao business intelligence. Tanto que, entre as soluções que oferecemos, está a de BI.

Ela contempla um conjunto de ferramentas que permite integrar, por meio de dashboards e relatórios personalizados, informações das diversas áreas da empresa, como vendas, finanças, orçamento, serviços, compras, estoque, produção, custos, qualidade, controladoria e RH. Tudo isso integrado ao Power BI da Microsoft, referência mundial em cruzamento de dados e conhecimento de mercado.

Com o suporte dessa ferramenta, os gestores e suas equipes podem consolidar informações, analisar resultados com facilidade, rever práticas de negócios e fazer a gestão da empresa de forma mais prática e objetiva, além de alinhar a cultura do negócio com as principais tendências para o futuro da gestão.

Quer conhecer melhor as funcionalidades e as vantagens da nossa solução? Fale com a gente ou deixe sua dúvida nos comentários! Estamos prontos para ajudá-lo!

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo

FALE COM NOSSOS CONSULTORES