Qualquer pessoa que resolva dedicar seu tempo a um empreendimento precisa ter duas certezas. A primeira é de que não vai ser fácil. E a segunda é de que o crescimento, além de desejável, é imprescindível. Mas como saber o momento exato de expandir os negócios? Quais são os fatores que devem ser levados em conta para saber que a hora chegou?
Continue a leitura para descobrir as respostas!
A melhor hora para expandir os negócios
Muitos empreendedores podem pensar que a partir do momento em que seu negócio está consolidado já é hora de expandir. Mas não é bem assim. Antes de dar esse passo importante, é preciso analisar alguns fatores que irão evitar futuras complicações, como dívidas e, até mesmo, a falência.
A primeira coisa a se avaliar é o lucro da empresa nos últimos anos. Às vezes, por conta de fatores como a sazonalidade, o lucro aumente e dê a impressão de que o negócio já tem condições de ser ampliado. Por isso, é preciso muito cuidado ao examinar os rendimentos. O melhor a se fazer é nunca confiar no lucro recente e levantar os resultados obtidos, pelo menos, nos últimos três anos. Se o resultado for mesmo crescente, aí, sim, é um bom sinal de que pode ser a hora certa de expandir os negócios.
Também é muito importante estudar quais são as possibilidades de crescimento no ramo de atuação de sua empresa. Pesquise o mercado, a concorrência e os fornecedores, verifique quais são as tendências e se o seu produto está ou não ganhando mercado. Com base nessas informações, você terá subsídios para tomar qualquer decisão relacionada a uma possível expansão.
Além disso, busque mais dados sobre a sua base de clientes e descubra se eles estão satisfeitos com os seus serviços ou produtos. Normalmente, a satisfação do público vem acompanhada de pedidos para que você amplie seu negócio com, por exemplo, a abertura de unidades em lugares que seu produto não é encontrado.
É necessário ainda analisar alguns outros fatores que estão relacionados com o funcionamento interno de sua empresa, como a motivação dos seus funcionários, já que eles serão fundamentais no processo de expansão, e os cuidados com a gestão financeira, pois qualquer expansão é impossível sem ter as finanças bem controladas.
Por último, você também deve avaliar quais são as possibilidades para inovar no seu ramo de atuação, ou seja, qual é a demanda ― se é que existe ― por novos produtos ou serviços. Além, é claro, de saber se será possível atendê-la.
Se a sua empresa cumpre todos os requisitos que citamos, é bem provável que a hora de expandir os negócios tenha chegado. A próxima etapa, então, é avaliar o modelo de expansão que melhor se adapta à sua empresa.
Modelos de expansão
A possibilidade de expansão mais comum é abrir uma filial do seu negócio. Nesse caso, as análises do lucro de anos anteriores e as pesquisas de mercado devem ser feitas com ainda mais rigor, pois, pelo menos no começo, você precisará dispor de muitos recursos para cobrir os gastos de uma nova unidade. E isso sem falar na necessidade da elaboração de um plano de negócios para que o novo local seja escolhido e estruturado da melhor maneira possível.
Outro modelo de expansão bastante utilizado é a criação de um sistema de franquias. Assim, os franqueados acabam dividindo, ou mesmo tomando para si, alguns custos que antes diziam respeito somente ao proprietário da marca, como, por exemplo, as ações de marketing. A maior dificuldade desse modelo é fazer com que todos os franqueados mantenham a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa. Mas vamos concordar que todos os negócios têm desafios a serem superados, não é verdade?
É possível ainda expandir os negócios por meio da aquisição de outro empreendimento ou da fusão com outra empresa. Essas modalidades funcionam para qualquer tipo de negócio, independentemente do porte. Porém, no caso da fusão, é preciso ter bastante cuidado, pois a escolha do parceiro é algo muito delicado e deve ser feito levando em conta todos os aspectos que já foram analisados antes de você decidir pela expansão. Assim, busque empresas que também tenham perspectiva de crescimento no mercado.
Alguns outros tipos de expansão estão relacionados, por exemplo, com o aumento de sua presença na internet, compra de equipamentos, licenciamento e criação de novos produtos. O importante é que todos esses passos sejam dados levando em consideração os fatores vistos neste artigo, que indicam quando é o melhor momento para expandir os negócios.
Uma boa solução de gestão pode ajudar
Se o seu negócio está indo bem, tem um aumento constante dos lucros, perspectivas de crescimento e clientes satisfeitos, então comece agora mesmo a planejar a expansão da sua empresa. E para organizar todos os processos e informações com segurança, uma dica valiosa é contar com uma boa solução de gestão.
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