Início » Compliance » IFRS – Feito para PMEs
IFRS - Feito para PMEs
Para atender às exigências do IFRS (International Financial Reporting Standards), sua área de contabilidade precisa das melhores tecnologias. Veja as ferramentas abaixo e saiba como ajudamos PMEs a cumprirem cada norma.
AVP: Ajuste a Valor Presente
O objetivo do AVP é prever o valor presente de um fluxo de caixa futuro. Para isso, ele considera toda movimentação relevante realizada nas áreas de contas a receber e a pagar, a longo ou curto prazo.
A operação é simples e é feita pelo Radar Compras e Radar Comercial. As duas ferramentas calculam o Pro Rata Die e contabilizam cada transação automaticamente com base nos parâmetros definidos no início.
A principal vantagem é que o usuário pode alterar as taxas de cálculo ou optar por não aplicar o valor calculado, seja durante o movimento de entrada ou após a emissão da nota de venda.
Ajuste de Avaliação Patrimonial e Ativo Imobilizado
O Ajuste de Avaliação Patrimonial é utilizado para expressar a realidade patrimonial de uma empresa. Ele é feito com base no valor apresentado no Balanço Patrimonial, por um ativo ou passivo relacionado ao valor justo.
Já o Ativo Imobilizado é um grupo de contas que sofre esse tipo de ajuste, de acordo com a avaliação realizada. A ferramenta WK oferece uma série de benefícios para empresas que precisam readequar seu imobilizado:
1) Reajuste de valores
2) Atribuição de novos prazos de vida útil
3) Indicação de taxas de depreciação
4) Controle simultâneo entre o fisco e os valores societários (de acordo com as novas práticas do IFRS)
Demonstrativo de Fluxo de Caixa
O DFC mostra o resultado líquido de caixa de um período contábil. Para isso, ele reúne informações sobre alterações e equivalentes de caixa em três áreas: atividades operacionais, atividades de investimentos, atividades e financiamentos.
Para elaborar o DFC, sua empresa pode escolher entre dois métodos.
Direto: realizado pelo Radar financeiro, ele realiza o informe de recebimentos e pagamentos que refletiram no caixa e seus equivalentes.
Indireto: disponível no Radar Contábil, esse método realiza a apuração da variação do caixa e seus equivalentes partindo do resultado do exercício (DRE). Em seguida, são efetuados alguns ajustes de contas incompatíveis com o caixa.
Demonstrativo de Lucros ou Prejuízos Acumulados
O DLPA faz parte da solução WK e apresenta os lucros ou prejuízos da empresa e as alterações nesses dados, respectivamente.
Notas explicativas
As notas explicativas são informações obrigatórias, que acompanham a prestação de contas contábil de uma empresa. O grande problema é que elas costumam ser elaboradas pela área de contabilidade apenas após o fechamento mensal, trimestral ou anual. Como os lançamentos da área acontecem diariamente, o risco desse registro ficar para trás é grande.
Com a solução WK, as notas explicativas podem ser adicionadas em cada lançamento contábil em tempo real. Assim, o registro das Demonstrações Contábeis e das Notas Explicativas fica mais fácil e rápido.
Quer saber mais?
Conheça outras soluções em Compliance