Quem está há alguns anos na indústria sabe que o mercado de hoje não é o mesmo de 10 ou 20 anos atrás. A modernidade e as novas tecnologias têm acelerado a transformação do mercado e nos trouxeram ao que hoje chamamos de indústria 5.0.
Mas o que isso significa para a indústria e para sua empresa? Leia esse artigo até o final e descubra!
O que é a indústria 5.0?
Para explicar o que é a indústria 5.0, antes precisamos falar da indústria 4.0.
A indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, é o termo usado para se referir às inovações tecnológicas em automação e tecnologia aplicadas à indústria para melhorar a produtividade e a eficiência dos processos. Entre essas tecnologias estão a Inteligência artificial, Big Data, machine learning, computação em nuvem, etc.
Conforme a tecnologia de ponta começou a ser aplicada nos mais diversos setores, surgiu a discussão sobre qual seria o papel humano em tudo isso, se seria totalmente substituído ou desqualificado frente ao avanço das capacidades da máquina. A indústria 5.0 responde esse questionamento.
A indústria 5.0 surge então como a união de forças entre humano e computador. Enquanto na indústria 4.0 se dizia que o ser humano seria superado, hoje entende-se que o ser humano será auxiliado pela tecnologia como nunca antes. Graças ao avanço da tecnologia, a capacidade humana pode ser multiplicada através de ferramentas informatizadas, ou robôs.
Apesar da associação comum da palavra “robô” com o que vemos em filmes, os robôs nada mais são do que programas criados para desempenhar determinadas tarefas. Porém, o avanço é tanto que essas tarefas podem ser tão complexas que não poderiam ser feitas por humanos, como o processamento de quantidades massivas de dados.
Isso não significa que o ser humano seja dispensável, muito pelo contrário. O ser humano pode usar as capacidades de processamento e automação dos computadores e seus robôs para potencializar suas capacidades de análise, tomada de decisão e serviço ao cliente.
Ou seja, a indústria 5.0 é sobre a união entre robô e ser humano para a otimização do processo produtivo, desenvolvimento das empresas e satisfação do consumidor final. Nela, a capacidade tecnológica e humana são de igual valor e se potencializam.
Além disso, há uma ênfase no bem estar humano. Agora a produção se preocupa cada vez mais com seus colaboradores, clientes, sociedade e meio ambiente.
Como surgiu a indústria 5.0?
As revoluções industriais representam momentos de ruptura tecnológica na produção. Desde 1765 até hoje muita coisa mudou, e 5 grandes revoluções são consideradas. Elas são:
Primeira Revolução industrial
Marcada pela mecanização, foi nesse período (fim do século XVIII e início do XIX) que a indústria começou a tomar o lugar da agricultura como base da sociedade produtiva.
A invenção do motor a vapor, o crescimento da indústria têxtil e o uso da locomotiva foram os grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico na época.
Segunda Revolução industrial
Continuando o desenvolvimento tecnológico, várias indústrias se desenvolveram e outras foram criadas. O uso do petróleo e da eletricidade como fontes de energia impulsionaram a economia e o aço passou a ser amplamente produzido e utilizado.
A forma de produção também passou por uma grande revolução, através de sistemas como o fordismo ou toyotismo, transformando a produção em larga escala.
Terceira Revolução industrial
Após a Segunda Grande Guerra, a ciência entrou no chão de fábrica. O uso das máquinas para substituir o trabalho braçal foi um dos marcos dessa revolução.
É notável o avanço científico e tecnológico, e seu impacto é sentido até hoje, com o avanço da eletrônica, informática, comunicação e robótica, por exemplo.
Indústria 4.0
Se na indústria 3.0 vimos a inserção das máquinas na produção, a 4.0 levou isso a um nível muito além do imaginado.
Graças a internet, os avanços tecnológicos e científicos se tornaram cada vez mais rápidos e o sistema produtivo está mais informatizado e automatizado do que nunca.
Indústria 5.0
Em um momento onde o bem estar humano e do planeta estão no centro das maiores discussões, a indústria 5.0 surge para entregar uma solução que vá além apenas do avanço produtivo, mas é centralizada no ser humano e em seu desenvolvimento.
A indústria 5.0 pega os avanços tecnológicos mais recentes e os coloca lado a lado com o ser humano, potencializando suas capacidades, criando um setor produtivo mais sustentável e humanizado.
Como essas mudanças influenciam minha rotina?
A indústria 5.0 não só impacta as empresas, mas também a sociedade.
Com uma ênfase maior no desenvolvimento humano e sustentabilidade, os processos de fabricação serão mais centralizados na necessidade e na satisfação do consumidor ao mesmo tempo que respeitam o planeta.
Alguns pontos de impacto da indústria 5.0:
- Maior satisfação do consumidor
- Uso dos dados para benefício da empresa e do cliente
- Maior qualidade dos produtos
- Produtividade sustentável
- Humanização do processo produtivo
Boas práticas para serem implantadas agora mesmo
A indústria 5.0 parece um pouco distante? Aqui estão alguns pontos que podem ser implementados agora mesmo e colocar sua empresa na frente.
Valorização dos recursos humanos
Valorizar seus colaboradores através de treinamento, melhor remuneração, qualidade de vida e capacitação será central na indústria 5.0.
Promover a qualidade de vida e cuidar do colaborador como um todo é um dos principais pontos da indústria moderna.
Cultura customer-centric
Cada vez mais a personalização está presente no mercado, até mesmo na produção em larga escala.
Ser uma empresa que centraliza seus esforços em agradar o cliente significa investir em relacionamento, pesquisa de satisfação, ferramentas de marketing, dados, entre outros meios para poder sempre superar as expectativas do consumidor.
Inovação tecnológica
É preciso conhecer e implementar soluções tecnológicas que beneficiem sua empresa, colaborador, cliente e processo produtivo.
A produtividade estará diretamente relacionada às tecnologias utilizadas em parceria com os recursos humanos.
O que a indústria 5.0 ainda promete
Falar de indústria 5.0 ainda é algo muito recente, por isso ainda tem muito a acontecer nos próximos anos.
Podemos esperar ver a tecnologia aplicada a tudo. Ou seja, todos os setores produtivos irão se beneficiar com os avanços tecnológicos para otimizar sua produção e oferecer soluções cada vez melhores para o planeta, sociedade e consumidor.
Essa centralidade do ser humano – seja ele consumidor ou a sociedade em geral – também promete ser cada vez mais presente na indústria. A atualização de cada empresa irá ditar seu sucesso nesse novo mercado.
Por isso, conte com a Pró-Data System’s para oferecer as soluções que sua indústria precisa para unir tecnologia e potencial humano para se destacar no mercado e estar na frente durante a revolução da indústria 5.0!