Ícone do site Pró Data Systems – ERP WK Radar – Soluções inteligentes para seu negócio

Boas práticas de contabilidade: 5 pontos para seu negócio crescer

trabalhando em contabilidade

Empresas de todos os tamanhos precisam de uma boa gestão, mas muitas ainda enxergam a contabilidade apenas como uma obrigação. Para mostrar que isso não é verdade, separamos 5 boas práticas de contabilidade para PMEs!

Entenda o impacto que a contabilidade tem na sua empresa e aprenda a usar isso para o crescimento do negócio!

Sumário

Os perigos da má gestão na contabilidade

Como mencionamos, infelizmente muitas empresas enxergam a contabilidade como apenas uma obrigação que deve ser cumprida para não criar problemas com a legislação.

O problema de não entender o potencial de uma boa contabilidade é perder esses benefícios e correr o risco de sair do mercado!

A falta de planejamento contábil pode levar empresas de todos os tamanhos à falência, porém, as PMEs estão em maior risco exatamente por não dar a devida importância a esse setor.

A contabilidade eficiente é capaz de implementar um bom planejamento financeiro e um planejamento de gastos, dois pilares de uma empresa que experimenta crescimento saudável e sustentável.

A solução da contabilidade estratégica

O que muitos pequenos e médios empresários não conhecem é a contabilidade estratégica. Com essa visão sobre a contabilidade, sua empresa pode transformar a forma de planejar e tomar decisões.

Confira alguns benefícios da contabilidade estratégica:

1. Crescimento sustentável

Toda empresa tem o desejo de crescer, e os recursos financeiros são tanto o alvo quanto o caminho para alcançar o crescimento. A contabilidade estratégica possibilita o crescimento sustentável e saudável de uma empresa.

Sem o controle financeiro, o crescimento pode até ocorrer, mas muitas vezes acaba sendo insustentável no longo prazo.

2. Tomada de decisão baseada em dados

Qual a melhor base para tomar decisões em uma empresa? Com certeza a observação do mercado e dos dados internos.

A contabilidade é capaz de registrar e analisar os dados financeiros internos e usá-los como ferramentas para a tomada de decisão. A partir das informações financeiras, resultados passados e flutuações do mercado, os gestores podem estar melhores informados para o futuro da companhia.

3. Regularidade fiscal

Essa é uma das funções mais conhecidas da contabilidade: o cumprimento da lei. Sem ela, sua empresa corre sérios riscos de estar em irregularidades fiscais, o que pode se tornar um grande risco para o funcionamento do negócio.

Estar com as obrigações acessórias em dia, os impostos pagos corretamente e sem nenhuma falta com as responsabilidades fiscais só é possível com uma contabilidade bem organizada.

4. Obtenção de crédito

Empresas precisam de crédito em momentos importantes, mas muitas vezes isso é difícil de conseguir. Com a ajuda de uma boa contabilidade, empresários podem se preparar melhor e reorganizar as finanças do negócio antes de pedir empréstimos ao banco.

Com isso, as exigências dos bancos são cumpridas e as chances de conseguir a aprovação aumentam.

5. Economia em impostos

Você sabia que em muitos casos é possível reduzir a carga tributária da empresa? O planejamento tributário é uma medida usada por muitos negócios para procurar soluções menos onerosas na hora de pagar os tributos.

Isso é totalmente permitido por lei, e geralmente consiste em se adequar a um regime tributário mais adequado para sua atuação.

Com esses benefícios, separamos algumas boas práticas de contabilidade para PMEs que irão garantir que sua empresa consiga colocar a contabilidade estratégica em prática.

A solução da contabilidade estratégica

Quer ver resultados reais na sua empresa? Siga essas boas práticas de contabilidade para PMEs, independente do setor do seu negócio!

1. Definir indicadores de performance para sua empresa

Resultados que não podem ser medidos não podem ser analisados. Para medir e tomar decisões no seu negócio, é preciso definir quais são os principais indicadores de performance.

Como exemplo, podemos citar: número de vendas, lucro, retorno sobre investimento, quantidade de clientes, etc.

Colocamos essa estratégia entre as boas práticas de contabilidade para PMEs porque os chamados key performance indicators estão totalmente conectados à saúde financeira e ao crescimento da empresa, e usam dados contábeis para registro. Por isso, precisam ser trabalhados junto à contabilidade.

2. Fazer um planejamento fiscal e financeiro e traçar objetivos

Uma empresa que não se planeja corre sérios riscos de falir ou de não alcançar o sucesso esperado.

Como mencionamos, a contabilidade estratégica tem papel central na análise do passado para o planejamento futuro. Através dos registros financeiros da empresa, os gestores podem tomar decisões muito mais assertivas e traçar objetivos importantes para o futuro da empresa.

3. Trabalhar com uma equipe de bons profissionais

Um bom contador é parte determinante do sucesso do planejamento estratégico. Na hora de escolher profissionais para fazer parte da contabilidade da sua empresa, escolha aqueles que têm uma visão estratégica.

Com o profissional certo, sua empresa terá a ajuda necessária para colher os maiores benefícios que a contabilidade tem a oferecer.

4. Manter os registros atualizados mensalmente

Se tem um risco que as PMEs correm quando o assunto é contabilidade é a falta de precisão nos registros financeiros.

Para solucionar esse problema, é essencial que todo mês seja analisado individualmente e o fechamento seja conduzido dessa forma. Com isso, é possível ter informações precisas e detalhadas sobre os resultados financeiros da empresa a cada mês, para que nenhum dado se perca e as obrigações fiscais sejam cumpridas.

Além disso, esse registro detalhado servirá de base para análises mais precisas de períodos maiores, como semestres e anos, garantindo que a tomada de decisão seja melhor e o planejamento traga resultados mais satisfatórios.

5. Utilizar um sistema digital de gestão contábil

A tecnologia com certeza é uma das maiores aliadas da contabilidade e do crescimento das empresas. Com o sistema certo de gestão empresarial, é possível organizar informações financeiras, gerar gráficos para análise e tomar decisões baseadas em dados.

Dentre esses sistemas, o ERP é o mais comum e abrangente, que funciona em empresas de todos os setores e tamanhos e centraliza todas as informações em um só lugar.

Esse tipo de software tem sido adotado por empresas que querem mais rapidez e organização na sua gestão, e por isso está entre as boas práticas de contabilidade para PMEs de todos os ramos.

Transforme a contabilidade da sua empresa - Blog da Pró-Data System’s

Quer transformar a gestão da sua PME? Conheça o blog da Pró-Data System’s! Lá, falamos sobre gestão, contabilidade, finanças corporativas e crescimento. Tenha acesso às boas práticas de contabilidade para PMEs e muito mais, tudo em um só lugar! É só acessar clicando aqui.

Sair da versão mobile