Ícone do site Pró Data Systems – ERP WK Radar – Soluções inteligentes para seu negócio

5 mudanças na contabilidade que podemos ver em 2023

setor de contabilidade trabalhando

Quer evitar dor de cabeça na empresa? Então sua equipe precisa estar atenta às principais mudanças na contabilidade em 2023!

Contadores, controllers, gestores e profissionais de áreas relacionadas sabem como é essencial estar sempre atualizado e conhecer as mudanças e novidades propostas pelas leis, e é sobre elas que vamos falar hoje!

Prepare-se para 2023 e evite sustos com esse planejamento.

As mudanças na contabilidade em 2023 que você deve ficar de olho

1. SPED

Recentemente fizemos um artigo sobre algumas mudanças do cronograma do SPED, que você pode conferir clicando aqui, mas, além disso, vemos algumas novidades que irão entrar em vigor no mês de janeiro.

Dentre as principais, estão as mudanças na versão 3.1.0 da EFD-ICMS/IPI, como os registros 0221, os C855 e C895, com observações para lançamento fiscal, entre outras.

2. eSocial

No eSocial, o ano de 2023 será muito importante, já que é quando a implementação do sistema será finalizada. Nesse caso, o grupo 4 será a última etapa de implantação, então se sua empresa se encaixa nessa situação, é bom ficar atento.

3. Alterações nas normas

Outras mudanças na contabilidade que vamos ver no próximo ano são as novas normas, como a NBC TG 1001, especialmente para pequenas empresas, e a NBC TG 1002, que determina sobre a contabilidade de microentidades. As duas começam a valer no primeiro mês de 2023.

4. Possíveis mudanças no IR

Algumas especulações têm surgido sobre as mudanças na tabela do imposto de renda, que não sofre alteração já há 7 anos. Caso ocorra alguma alteração no próximo ano, veremos um grande impacto na contabilidade das empresas.

5. Novidades no faturamento MEI

Outra possibilidade que pode ocorrer no próximo ano é a mudança do limite de faturamento das MEI, subindo de 81 mil reais para 144 mil reais. Para contadores que trabalham com esse tipo de empresa, com certeza é um fator bastante relevante. Além disso, este projeto de lei possibilitaria o microempresário individual a contratar até dois funcionários.

Sem dúvida essas mudanças na contabilidade terão grandes impactos para os empresários, mas também para todo o setor. Fique de olho, saiba mais no blog da Pró-Data System’s!

Sair da versão mobile