Fuja dos erros e aproveite os benefícios da gestão de custos na sua indústria

Não é nenhuma novidade que o mercado está cada vez mais competitivo, exigindo produtos de alta qualidade a preços mais baixos, não é verdade? E é justamente atender a esses requisitos que permite a uma indústria se destacar perante os concorrentes, conquistando um espaço especial na preferência dos clientes. No entanto, bem sabemos que esta tarefa é um verdadeiro desafio e exige, muitas vezes, um malabarismo financeiro para que o negócio seja sustentável e lucrativo. Mas a boa notícia é que não precisa ser assim. Com uma boa gestão de custos, é possível conquistar excelentes resultados. Por isso, neste artigo, vamos apresentar importantes benefícios da gestão de custos para sua indústria, além de mostrar como você pode fugir dos erros mais comuns desta atividade para administrar corretamente o seu negócio e atingir todas as metas. Acompanhe!

 

Os benefícios da gestão de custos

Conforme já comentamos em outros artigos aqui no blog, fazer a gestão de custos significa cuidar do dinheiro da empresa, mais especificamente daquele direcionado para cobrir custos e despesas. Afinal, essa quantia é utilizada para dar conta de tudo o que a indústria precisa para se manter em atividade e garantir que a produção seja devidamente realizada. Entender quais são os recursos disponíveis para isso, planejar o uso deles e buscar alternativas para otimizá-los é a base desta atividade e faz uma grande diferença em diversos aspectos, desde a precificação adequada do portfólio até o aumento da competitividade do negócio. Para se ter uma ideia do real impacto da gestão de custos na sua indústria, elencamos quatro importantes benefícios:

 

1 – Controle de riscos

A lucratividade de qualquer empresa é essencial tanto para permitir o crescimento dela quanto para garantir a devida segurança em momentos de crise ou de sazonalidade negativa. Nesse sentido, a precificação exerce um papel fundamental, pois é no preço dos produtos que são incluídos todos os custos, despesas, lucros e a reservas para essas situações mais críticas. Caso ela não seja feita de forma correta, a indústria fica suscetível a riscos que podem ser fatais para o negócio. Uma gestão de custos bem-estruturada consegue, dessa forma, prever esses cenários e permitir que você esteja sempre preparado para superá-los.

 

2 – Aumento da competitividade

Ainda seguindo o raciocínio da precificação, com a gestão de custos é possível se destacar no mercado oferecendo bons preços para os consumidores. A partir dela, fica mais fácil superar o desafio de oferecer produtos de alta qualidade com o menor preço possível para que a indústria continue sustentável. E isso acontece porque tem todo um trabalho envolvido na busca por alternativas de custos mais acessíveis, considerando o melhor custo-benefício para a empresa.

 

3 – Alcance do ponto de equilíbrio

Atingir o ponto de equilíbrio, ou seja, o momento em que o negócio “se paga”, é o objetivo de todo empresário, não é mesmo? Até porque apenas quando isso é conquistado que se pode finalmente ter a tão sonhada lucratividade. Dessa forma, não é difícil perceber que, quanto mais rápido esse patamar for atingido, melhor será para a estabilidade e o crescimento da indústria, trazendo os resultados positivos tão almejados. Com a gestão de custos, esse caminho torna-se mais rápido e consistente, porque ela prevê todo um planejamento e uma análise dos recursos, o que resulta na redução de gastos desnecessários e no aumento de ganhos, em menos tempo.

 

4 – Máxima eficiência do negócio

Outra importante vantagem da gestão de custos é a maximização da eficiência em todos os processos da indústria. Isso ocorre porque a atividade permite um controle maior dos recursos e ajuda no planejamento, no controle, na administração e no desenvolvimento das operações, além de potencializar a tomada de decisões estratégicas. Tudo isso porque conhecer precisamente qual é o destino dos seus recursos é um dos pilares para manter a saúde financeira da empresa.

 

Os principais erros na gestão de custos e como fugir deles

Como vimos, as vantagens são bem atraentes, mas é preciso lembrar que, para uma gestão de custos ser bem feita, são necessários alguns cuidados que, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia dos gestores. Por isso, chamamos a sua atenção para os principais erros cometidos na hora de fazer a gestão de custos para que você possa evitá-los e, assim, garantir os resultados esperados. Confira!

 

Não ter controle do estoque

Todos os produtos do estoque e a depreciação deles devem ser contabilizados na hora de definir os preços de venda e os resultados da indústria. Isso é indispensável porque mostra o que exatamente precisa ser reposto e evita perdas de produtos e de vendas.

 

Não saber com precisão como andam as finanças

Entender se a empresa está tendo lucro ou prejuízo é indispensável para se obter sucesso. É muito importante fazer o acompanhamento das informações relacionadas às contas para saber como anda a saúde financeira do negócio. E é aí que uma boa gestão de custos faz toda a diferença.

 

Não precificar corretamente

A definição dos preços daquilo que você vende deve ser feita de forma estratégica para que os lucros sejam potencializados, permitindo que se consiga a maior remuneração possível sobre o capital investido na produção.

 

Não investir em tecnologia

Os avanços tecnológicos permitiram o desenvolvimento de sistemas capazes de otimizar a gestão de custos, facilitando o trabalho dos profissionais, oferecendo mais precisão aos números e garantindo a segurança das informações. Além disso, esses sistemas aumentam a produtividade e proporcionam um controle total de tudo o que acontece nos setores produtivos da indústria. Por isso, nada de ignorar a tecnologia!

Falando nisso, temos mais uma dica excelente: o ERP Radar Empresarial, uma solução de gestão completa, que integra de maneira inteligente todas as áreas de uma indústria. O software, oferecido pela Pró-Data System’s, canal autorizado WK Sistemas, contempla rotinas e ferramentas para custeio industrial e comercial para formação de preço de venda e análise de preço de vendas, de rentabilidade, de margem de contribuição e de ponto de equilíbrio, entre outras funcionalidades. Tudo para permitir uma administração correta de todos os seus custos.

Bom, com essas informações, com certeza a gestão de custos na sua indústria será realizada de forma mais eficiente, não é verdade? Como consequência, resultará em todos os benefícios que destacamos no início do texto. Então, mãos à obra! E para saber mais, faça o download gratuito do e-book que preparamos sobre gestão de custos. É só clicar na imagem abaixo:

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo

FALE COM NOSSOS CONSULTORES