Falta menos de um mês para as pequenas e médias empresas se prepararem para o eSocial

Pesquisas apontam que 65% das empresas dizem não ter conhecimento sobre as informações que deverão ser reportadas ao eSocial. Ao mesmo tempo 11% dizem não se preocupar apoiando-se totalmente na figura do seu contador para cumprir com a obrigação.

A primeira fase de implantação do sistema do governo, que iniciou em janeiro deste ano, integrou empresas com faturamento anual, no ano de 2016, acima de R$ 78 milhões. A partir de 16 de julho o programa vai passar a receber as informações de companhias com faturamento igual ou abaixo desse valor.

De acordo com Adelson Jr., Mestre em Recursos Humanos e Consultor de Implantação de software “o eSocial traz grandes mudanças na forma de trabalho das empresas e escritório de contabilidade no que diz respeito, principalmente, às rotinas do departamento pessoal, que agora passam a ter que reportar ao governo, praticamente em tempo real tudo o que acontece na vida laboral dos seus empregados.”

A pesquisa ouviu 366 companhias de pequeno e médio porte e também escritórios de contabilidade, grandes parceiros dessas empresas nessas mudanças. Segundo os 686 escritórios respondentes, a área de recursos humanos recebeu a maior parte dos investimentos para se adaptar ao eSocial, com 28% dos recursos destinados a ela. Na sequência, vem a contabilidade com 16% e TI com 14%.

Os escritórios contábeis terão um papel fundamental nessa etapa da implantação do novo sistema, pois as pequenas e médias organizações irão contar com a ajuda e consultoria desses profissionais, para se manterem em conformidade, afirma Adelson. Ele ainda ressalta que os escritórios de contabilidade devem fazer uso de ferramentas que os apoiem nesse processo, evitando possíveis problemas com a entrega, pois certamente terão dificuldades nesse início de adoção da nova obrigação. Ainda segundo o consultor, não basta ter o software de folha de pagamento preparado para realizar a transmissão dos arquivos do eSocial. É preciso investir na capacitação das pessoas que serão responsáveis por isso.

Pensando nisso, a Pró-Data e WK Sistemas, lançaram um Portal do eSocial, para apoiar nesse processo e esclarecer dúvidas, clique na imagem abaixo e confira:

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo

FALE COM NOSSOS CONSULTORES