Entenda por que é importante ter uma visão geral da indústria

Mais do que ninguém, os gestores industriais sabem muito bem quais são os desafios diários existentes na empresa. Mas será que há uma visão geral da indústria, a fim de que seja feita uma avaliação constante do desempenho das diferentes áreas?

Bom, é muito provável que, em algum momento da sua trajetória, você já tenha enfrentado dificuldades para analisar o desempenho da sua indústria. Por mais que se trabalhe com pessoas confiáveis e responsáveis à frente de cada setor, muitas vezes algo não sai como esperado. Não por má-fé, mas, simplesmente, porque não houve o direcionamento correto ou porque, de repente, certo ajuste não foi feito a tempo.

É justamente por isso que é imprescindível ter uma compreensão do impacto de cada processo no lucro e na produtividade do negócio como um todo. Vamos, então, acompanhar o passo a passo para a correção desse aspecto nas rotinas de trabalho?

 

Primeiro passo: planejamento

O sucesso de qualquer empresa passa pela implementação de diversas ações, entre elas, o planejamento. Ele, aliás, é o ponto de partida de qualquer iniciativa — e essa visão geral que mencionamos é consequência dessa organização prévia. A questão é que apenas o planejamento não garante que tudo saia conforme foi pensado. Para que isso aconteça, é preciso que o gestor tenha acesso a todas as ações que estejam sendo colocadas em prática em cada uma das áreas da empresa.

A importância de ter essa visão geral da indústria pode ser comparada com a organização de um casamento. O cerimonialista que está cuidando do evento deixa cada fornecedor responsável por uma etapa: o DJ deve criar uma lista de músicas que atenda à preferência dos noivos; o dono do buffet deve preparar um cardápio que satisfaça o paladar do futuro casal; e o decorador deve fazer uma decoração seguindo as cores e as espécies de flores favoritas da noiva.

No dia do casamento, porém, quando os fornecedores chegam ao salão para arrumar tudo, a surpresa: todo mundo tinha feito algo que não estava de acordo com as expectativas do casal. O DJ havia esquecido de incluir músicas românticas, as preferidas do noivo, na playlist; o dono do buffet havia optado por carnes suínas e peixes, sem considerar a preferência do casal por aves; e o decorador havia escolhido rosas brancas e vermelhas, o que decepcionaria muito a noiva, que gosta das amarelas. Para que a experiência não fosse frustrada, tudo precisaria ser revisto e corrigido a tempo da cerimônia.

É claro que nosso exemplo é simples e não representa a realidade de um negócio. Porém, pode ser usado para entendermos com clareza a importância do gestor ter uma visão geral da indústria. Afinal, o que faltou ao casal de noivos foi justamente contar com um cerimonialista que tivesse uma visão geral de cada etapa da organização do evento. Como na sua empresa, um casamento exige investimento, e consertar erros tarde demais pode acabar saindo mais caro que o previsto, impactando no caixa e em diversas outras atividades.

Por isso que, mesmo que existam pessoas responsáveis à frente de cada setor, cabe ao gestor dar os direcionamentos corretos, corrigir os rumos ou fazer colocações pertinentes para que decisões sejam tomadas com segurança e os melhores resultados sejam conquistados.

 

Vantagens de obter uma visão geral da indústria

Ao atingir um conhecimento mais amplo sobre tudo que acontece na indústria, torna-se possível padronizar a gestão e as operações. O líder da produção matutina, por exemplo, orienta seu pessoal da mesma maneira que o responsável pela produção noturna, pois ambos possuem acesso a informações claras sobre a forma preestabelecida de conduzir os trabalhos. E, assim, o gestor fica ciente de como essas orientações estão sendo repassadas. Pode não parecer, mas isso impacta no produto e no valor agregado que ele tem, sem falar na qualificação da imagem de sua marca.

Falando em produção, sabemos que ela não ocorre sem a matéria-prima. E esta depende de um estoque, que precisa estar organizado para manter a manufatura ativa e as equipes produtivas. Para que isso aconteça, é necessário que o gestor e os responsáveis por cada área conheçam o estado do estoque e da produção, verificando os custos, as metas e os resultados. Quando se tem um melhor controle do estoque, a negociação junto aos fornecedores fica mais ágil e organizada, o que diminui o tempo de espera e também acaba baixando os custos.

Quando uma indústria alcança esse nível de organização, a vida do gestor fica muito mais simples. Ao ter uma visão geral do negócio e controlar todos os seus processos, é possível eliminar toda uma variedade de papéis que só complicam a análise do desempenho da empresa. Com setores atuando em conjunto e seguindo as mesmas orientações, o gestor passa a ter mais segurança na hora de buscar informações e, assim, pode tomar decisões mais assertivas.

Resumindo: quando você obtém uma visão geral da sua indústria, o ciclo de produção ganha eficácia, porque a comunicação entre os setores confere excelência a eles. E mais: a supervisão constante oferece segurança sobre os resultados, diminuindo o retrabalho, otimizando os prazos, cumprindo metas, entregando com mais agilidade e, por fim, deixando os clientes satisfeitos.

 

Solução ERP: eficácia e modernidade para bons resultados industriais

Ficou claro a importância de ter uma visão geral da indústria e, a partir dela, conquistar melhores resultados, certo? Porém, agora entra em pauta mais uma questão: o tempo necessário para você verificar todos os processos, um a um, um por vez e in loco. Além das horas gastas para esse acompanhamento, a eficácia necessária não será garantida, pois cada setor repassa as informações de uma maneira diferente.

A boa notícia é que a Pró-Data System’s está aqui para ajudá-lo a resolver tudo isso com o software ERP Radar Empresarial, que permite a gestão de todas as atividades que mencionamos anteriormente de uma só vez. O sistema proporciona a visão geral da indústria que tratamos neste artigo, integrando os setores, contribuindo para a compreensão do ciclo de produção, a visualização da produtividade, a administração do estoque e a visualização dos resultados.

Trata-se de uma solução completa e totalmente adaptável às necessidades e à realidade de cada indústria, com todas as funcionalidades pensadas para garantir melhor usabilidade das ferramentas, customização dos projetos, controle dos processos e segurança nas rotinas. Assim, os ganhos ficam mais qualificados e os riscos passam a ser controlados, já que o ERP antecipa a resolução de erros, fornecendo informações em tempo real e reduzindo o tempo dos gestores em atividades operacionais.

Que tal saber mais sobre a nossa solução e descobrir o que ela pode fazer pela sua indústria também? Deixe seu comentário aqui no post ou entre em contato conosco! Nossa equipe está à disposição para ajudar você a impulsionar os resultados da sua empresa!

Por fim, temos ainda mais uma dica: um e-book que apresenta os erros mais comuns na gestão industrial e mostra como é possível evitá-los. Faça o download gratuito do material e confira dicas valiosas para implementar na rotina da sua empresa:

 

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo

FALE COM NOSSOS CONSULTORES