[E-book] guia do planejamento orçamentário

As finanças são uma das maiores preocupações de qualquer gestor, afinal, são esses recursos que viabilizam as operações e permitem o crescimento sustentável dos negócios. É um assunto que deve ser pensado de forma estratégica dentro de uma empresa, não apenas nos cuidados do dia a dia, mas também no desenvolvimento de metas e na organização do orçamento. Para fazer isso, é indispensável organizar um correto planejamento orçamentário.

Trata-se de um documento que se utiliza de dados e fatos internos e externos da empresa para embasar a projeção de receitas, despesas, custos e investimentos de um determinado período. Dessa maneira, é possível prever o quanto é preciso produzir e vender para atingir os objetivos estabelecidos.

Para auxiliá-lo no desenvolvimento deste documento e esclarecer a importância dele para a constituição de uma empresa sólida e com uma gestão eficaz e segura, elaboramos um e-book dividido em quatro capítulos, em que falamos sobre como lidar corretamente com os desafios do dia a dia e, assim, conquistar os resultados esperados com a ajuda de um planejamento orçamentário. Clique na imagem abaixo e faça o download do material gratuitamente!

 

O planejamento orçamentário

No capítulo inicial, introduzimos o conceito de planejamento orçamentário e como ele é realizado. Em resumo, a empresa olha para seus balanços e informações do passado, analisa esses dados junto com outros fatores do mercado e faz as estimativas do quanto deverá vender no período, quais serão seus gastos e, pensando em tudo isso, o que poderá fazer de investimentos.

A melhor forma de fazer este trabalho é construir peças orçamentárias com base em estruturas existentes de dados, considerando premissas dentro do cenário escolhido e utilizando planos de contas e centros de custos para acompanhamento dos números. Dessa maneira, é possível controlar os recursos e analisar os desvios conforme forem acontecendo.

 

A tecnologia

No capítulo seguinte, abordamos a importância de se contar com a tecnologia para que o planejamento orçamentário seja bem feito. Tornar este processo simplificado requer a utilização de softwares de gestão que integrem processos e dados de forma automatizada e de acordo com as normas estabelecidas pela legislação.

É exatamente este tipo de facilidades que as soluções oferecidas pela Pró-Data oferecem para a gestão financeira, ao permitirem a realização de diferentes orçamentos, geração de relatórios, importação de valores e outros benefícios que conferem muito mais confiabilidade ao processo. Com o auxílio da tecnologia, é possível, ainda, fazer uma comparação entre o orçado e o realizado, por regime de caixa ou de competência.

 

Os resultados

O terceiro capítulo fala sobre o dever — por parte dos envolvidos no desenvolvimento do planejamento orçamentário — de acompanhar os resultados e os números do que realmente foi realizado do orçamento previsto, além de verificar a necessidade de algum ajuste.

Isso significa que, depois de pronto, é importante conseguir visualizar o orçamento de forma geral para saber como a empresa se comportará caso tudo aconteça conforme o previsto. Este cuidado certamente ajuda a perceber se os planos traçados fazem sentido ou não, motivando correções de rumo conforme necessário.

 

A cultura do planejamento

Finalmente, no último capítulo, ressaltamos a importância da criação de uma cultura orçamentária na empresa. Como tudo depende dos funcionários que irão executar o orçamento, é fundamental investir na criação de um ambiente em que todos compreendam a importância de controlar os gastos e otimizar as receitas.

A explicação para esta necessidade está no fato de que a presença de uma cultura orçamentária evita ou, pelo menos, minimiza os impactos causados por mudanças de cenários que, muitas vezes, não são previstas. E isso é decorrência do mundo globalizado em que vivemos, já que os negócios dependem de algumas variáveis pouco ou nada controladas pelas empresas, como cenários econômicos, concorrência e demanda.

Para criar esta cultura, o principal caminho está na capacitação dos colaboradores. Sendo assim, caso alguma informação ou indicador impacte de maneira específica em determinada equipe, ela precisa ser esclarecida sobre essas informações e indicadores. Ou seja, ninguém pode trabalhar no escuro.

 

Trabalho em equipe

Concluindo, lembramos que, juntamente com a precisão das informações e com a importância do planejamento, um ponto que pode ser o diferencial na construção do orçamento é a força do trabalho em equipe. O planejamento orçamentário dificilmente irá sair da cabeça de uma só pessoa, mas, sim, do esforço coletivo. Isso fará com que este documento faça sentido para a empresa como um todo, em seus diversos setores, e será capaz de conduzi-la para o sucesso.

Com estas informações, já é possível ter uma boa ideia sobre a importância do planejamento orçamentário e qual a melhor maneira de construí-lo, não é verdade? Esperamos que o artigo tenha despertado seu interesse para descobrir mais sobre o assunto e, para isso, indicamos a leitura completa do nosso e-book. Se você ainda não o fez, clique abaixo para acessá-lo!

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário no espaço abaixo! Se preferir, entre em contato com a nossa equipe. Estamos sempre à disposição.

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo

FALE COM NOSSOS CONSULTORES