[E-book] Gestão de Custos: controle as finanças e aumente o lucro da sua indústria

Dentre as atividades essenciais para o bom funcionamento de uma indústria, podemos destacar a gestão de custos. Embora o conceito não seja exatamente uma novidade, a verdade é que muitas empresas costumam ter problemas em colocá-lo em prática no dia a dia e isso impacta negativamente nas finanças e no crescimento industrial. E o motivo é bem simples: quando não se sabe o valor real de todos os gastos envolvidos direta e indiretamente na produção, não há como precificar os produtos corretamente e, por mais que as vendas sejam positivas, dificilmente haverá o lucro necessário para o crescimento do negócio.

Mas o que envolve um boa gestão de custos? Para responder a essa pergunta, é preciso levar em conta os custos e as despesas da sua indústria. Ao contrário do que muitos pensam, existe uma importante diferença entre esses dois conceitos e entendê-los é fundamental para que a gestão financeira seja feita de forma adequada. Sendo assim, podemos definir custos como todos os valores relacionados à fabricação dos produtos, como é o caso da matéria prima, mão de obra e depreciação de maquinário. Paralelamente, as despesas estão relacionadas aos recursos necessários para manter a indústria em funcionamento. Energia elétrica, telefone, internet e materiais de escritório são alguns exemplos.

 

As vantagens de fazer uma gestão de custos correta

A gestão de custos vai, dessa forma, ajudar a se ter um controle do dinheiro, sendo essencial para identificar oportunidades, remanejar verbas, aumentar os lucros, tomar decisões estratégicas e ter maior segurança no desempenho industrial. Lembre-se de que um alto faturamento nem sempre é sinônimo de sucesso, pois antes de tudo é preciso ter a certeza de que o trabalho está sendo compensado e só o que pode mostrar isso é a identificação correta dos gastos corporativos e do lucro obtido com as vendas.

Além do mais, com essa prática também é possível controlar os riscos, aumentar a competitividade, equilibrar o negócio no mercado e otimizar a eficiência dele. A consequência é que sua indústria consegue se fortalecer diante da concorrência e garantir que o lucro obtido seja realmente o necessário para investir no crescimento dela. Tudo isso porque a gestão de custos proporciona uma visão ampla do negócio, permitindo que você adote medidas eficientes e sustentáveis.

Vamos pensar de forma mais prática. Imagine que, juntando os custos e as despesas, uma indústria gaste R$ 80 para fabricar um produto e o repasse a seus clientes por R$ 90. Como as vendas estão indo bem, o dono fica satisfeito com o lucro em torno de 11% sobre cada venda realizada. Entretanto, essa porcentagem talvez não seja considerada rentável de acordo com a estratégia de negócio adotada e isso só pode ser comprovado quando se conhece com exatidão quais são os custos da indústria e o que eles significam no orçamento como um todo.

 

Aprenda a fazer a gestão de custos da sua indústria

Agora que a importância de fazer a gestão dos custos industriais está esclarecida, chegou a hora de entender como aplicar essa prática na sua empresa. Para ajudá-lo nesse desafio, preparamos um e-book com todas as informações necessárias para você aprender de vez esse conceito e torná-lo parte do dia a dia da sua indústria. Com nosso material, todas as questões apresentadas aqui serão explicadas em mais detalhes, junto com um passo a passo bem didático para você implementar a gestão de custos na sua empresa. Além disso, também destacamos os principais erros cometidos durante a execução dessa tarefa e como deixar sua empresa imune a eles.

A gestão de custos é uma atividade estratégica e, por isso, não pode faltar no seu negócio. Então, aproveite e baixe gratuitamente nosso material! E, claro, caso precise de alguma ajuda, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe.

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo

FALE COM NOSSOS CONSULTORES