Como escolher o melhor Software ERP para indústrias

ERP para industria

COMO ESCOLHER O MELHOR SOFTWARE ERP PARA INDÚSTRIAS

Quem vive no meio industrial sabe o quão difícil pode ser gerir uma produção. Os processos, que vão desde a compra da matéria-prima até a expedição dos produtos, requerem muito planejamento, organização e análise para garantir agilidade e qualidade em todas as etapas. A boa notícia é que um software ERP para indústrias pode ajudar muito os gestores a darem conta de todas essas demandas, oferecendo a eles suporte na gestão e mais lucratividade.

Porém, para escolher o sistema mais adequado à sua realidade, é preciso levar em conta algumas questões. Afinal, uma indústria tem necessidades distintas de um comércio ou de uma prestadora de serviços, por exemplo. Por isso, essas especificidades devem ser consideradas na hora de escolher o ERP ideal para o seu negócio, de modo a aproveitar todos os benefícios que a ferramenta pode oferecer em relação à segurança, automação e diminuição de riscos.

 

Verifique se o software consegue atender o seu setor industrial

Atualmente, há várias opções de softwares ERP no mercado. A grande questão é que nem todos conseguem suprir as necessidades industriais. Por isso, o primeiro ponto que você deve avaliar é justamente esse: será que o sistema oferece funcionalidades para atender às demandas da sua fábrica?

No caso das indústrias de transformação, por exemplo, um bom ERP precisa disponibilizar funções que auxiliem na gestão integrada de todos os processos, na rastreabilidade e na gestão dos lotes, na apuração dos custos de fabricação e no fornecimento de informações essenciais para as tomadas de decisões gerenciais. Lembre-se sempre de que o sistema precisa se adaptar ao seu negócio, considerando tanto as particularidades do setor quanto as de cada tipo de manufatura. Quer dizer, se você é responsável por uma indústria têxtil, suas necessidades são diferentes de uma metalúrgica ou de uma farmacêutica. Então, coloque tudo na ponta do lápis na hora de pesquisar.

Outro ponto importante é verificar se a empresa que fornece uma solução ERP para indústrias conhece, de fato, a realidade industrial e já trabalha com esse público. Uma excelente forma de descobrir isso é verificar o conteúdo que ela publica na internet. Visite o site da empresa, leia seu blog, acompanhe as redes sociais e busque notícias relacionadas a ela. Assim, você colherá informações importantes para auxiliar na sua escolha.

 

Busque uma implantação de qualidade

A implantação de um ERP para indústrias também deve ser considerada na sua busca pela melhor solução. Isso porque não basta apenas uma simples instalação do programa. É preciso que esta etapa respeite o seu processo de produção e que contemple a capacitação da equipe que vai trabalhar com o software. Por isso, procure uma empresa que ofereça treinamento e uma implantação de alto nível. O ideal é buscar um fornecedor capaz, inclusive, de sugerir melhorias ao seu processo produtivo, de forma a aproveitá-lo em sua total capacidade.

 

Escolha uma tecnologia de ponta

Certifique-se de optar por um ERP para indústrias que esteja constantemente atualizado e que ofereça as ferramentas mais modernas para cada setor do seu negócio. Avalie, por exemplo, se a solução oferece atendimento total à legislação federal e obrigações acessórias. Desse modo, você não corre o risco de deixar de cumprir alguma lei.

Certifique-se também de optar por uma tecnologia que não ficará obsoleta rapidamente, afinal, você não está escolhendo uma solução agora para substituí-la daqui a poucos meses, não é verdade? Uma dica aqui é verificar se o ERP permite o gerenciamento à distância via web. Dessa forma, além do investimento em infraestrutura de TI, hardware, software e pessoas ser menor, há a integração total entre todos os processos e, se necessário, comunicação integrada entre matriz e filiais.


Opte por uma empresa em constante renovação e que ofereça suporte de qualidade

Mais um ponto importante a ser avaliado é a capacidade que o fornecedor do software tem de se renovar. É importante escolher uma empresa que realiza um processo constante de atualização e melhorias de gestão e de tecnologia. Somente assim ela será capaz de suprir as diferentes necessidades que surgem a cada dia em uma indústria.

Somado a isso, tenha em mente que, em algum momento, sua equipe pode ter dificuldades a respeito de uma funcionalidade do ERP. Quando isso acontecer, você precisará contar com o suporte do fornecedor escolhido. Então, avalie as formas de contato disponibilizadas por ele, como números de telefone, e-mails e até mesmo chat online para ter segurança de que será atendido com rapidez e eficiência.

 

ERP para indústrias: escolha um software inteligente e funcional

Agora que você já sabe os principais pontos que devem ser considerados na busca pela solução que melhor atenda sua indústria, que tal conhecer o ERP Radar Empresarial, oferecido pela Pró-Data System’s? Trata-se de um software inteligente e intuitivo, com funcionalidades específicas para o setor industrial, que contemplam as áreas de vendas, finanças, materiais, custos, produção, controladoria, RH e business intelligence (BI).

E para garantir que você e suas equipes tenham a melhor experiência no uso da solução, oferecemos atendimento técnico de qualidade, assessoria, implantação e suporte próximo e confiável, requisitos que fazem a diferença nos resultados e proporcionam um dia a dia mais produtivo e com conquistas relevantes.

Entre em contato conosco e saiba como o nosso ERP para indústrias pode garantir excelentes resultados para o seu negócio também!

 

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo

FALE COM NOSSOS CONSULTORES