Como aproveitar as mudanças na legislação em benefício dos negócios

Quem é empreendedor no Brasil sabe que a legislação por aqui está ficando mais rigorosa a cada dia. Afinal, a lista de novas obrigações legais para as empresas ficou mais extensa, a fiscalização se tornou mais atuante e, por isso, a fidelidade das informações na hora de fazer as documentações exigidas nunca foi tão importante. Mas você já parou para pensar que, em meio a toda essa transformação, sua empresa pode aproveitar as mudanças na legislação como uma oportunidade para melhorar os processos e garantir a vantagem competitiva do negócio?

Isso porque o movimento de automação que chega com os novos modelos de prestação de contas abre as portas para diversas possibilidades de melhorias internas. É claro que, pelo menos no primeiro momento, é natural que tudo isso pareça trabalhoso: muitos gestores já estão acostumados com os antigos rituais do Fisco e encaixar o calendário de mudanças na rotina pode ser um desafio.

Porém, se todo o processo for realizado com base em um bom planejamento e com acompanhamento qualificado, a verdade é que, depois de implementadas, essas mudanças são capazes de poupar um tempo precioso e otimizar o dia a dia das equipes. E com a habilidade de fazer uma boa gestão e de enxergar que é possível utilizar as mudanças na legislação para otimizar processos e garantir mais controle sobre cada operação, os gestores podem fazer seus negócios dispararem em qualidade e produtividade. Vamos ver como fazer isso e promover uma verdadeira mudança na cultura da sua empresa?

Como o eSocial ajuda a transformar a rotina das empresas

Para começar com um exemplo bem atual, destacamos aqui a recente chegada do eSocial, o programa do Sistema de Escrituração Pública Digital (Sped) criado para unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos trabalhadores em todo o Brasil. Mesmo que ele não configure, efetivamente, uma mudança na legislação, as empresas precisam, sim, se adequar e organizar seus processos internos para poder cumprir a nova exigência de forma correta.

É por isso que, geralmente, o primeiro impacto dessa obrigação para a rotina interna cai justamente sobre a organização dos processos e das atividades. Se antes, por exemplo, a sua empresa não contava com um modelo definido para a prestação de contas, a chegada do eSocial exige um cuidado extra, principalmente porque a informação precisa ser enviada ao Fisco dentro de prazos mais curtos e com o máximo de precisão possível.

Com o novo sistema, todas aquelas informações que ficavam espalhadas em pilhas de documentos — e que precisavam ser informadas uma a uma — cedam lugar ao processo eletrônico de envio, diretamente pelo Portal do eSocial. E essa unificação ajuda também na retomada de algum dado, quando necessário, pois a pesquisa digital fica muito mais descomplicada do que buscar em arquivos físicos.

Transformando as mudanças na legislação em oportunidades de crescimento

Como a legislação e os novos programas exigem uma contrapartida tecnológica do empreendedor, a tendência natural é de que o mercado de TI também se interesse por evoluir e aprimorar as ferramentas de gestão empresarial. E para entender um pouco melhor como a tecnologia pode ajudar a mudar algumas rotinas, vamos usar como exemplo uma outra mudança, assim como a do eSocial, que impacta grande parte das organizações.

Imagine, por exemplo, que sua empresa está implementando o Bloco K, que é uma das novas obrigações legais que devem ser entregues ao governo. Em suma, este módulo se refere ao registro e controle da produção e do estoque produzidos na empresa ou por terceiros. Por conta da normativa, a agilidade e a autenticidade do inventário acaba sendo um fator essencial para evitar auditorias e fiscalizações nos seus estoques. Contudo, seu negócio ainda não tem uma gestão de estoque muito eficiente, visto que a maioria dos processos é feita de forma manual e sem o suporte de softwares.

E agora, como garantir a precisão na hora de informar esses dados ao Fisco? É claro que fazer uma boa checagem, ou mesmo uma recontagem, se for preciso, são alternativas válidas, sim. Mas também são alternativas que consomem o tempo dos gestores. Com o suporte de uma ferramenta que integre todas as informações em um único local, facilitando o cumprimento de todas as particularidades do Bloco K, você ganha tempo para pensar o negócio de forma estratégica e, consequentemente, conquistar resultados cada vez melhores.

Como consequência, com uma melhor compreensão e controle da movimentação de materiais e da produção, também é possível ter um planejamento mais eficiente, reduzir custos e definir estratégias mais assertivas.

Além disso, as novas obrigações para as empresas trazem ainda mudanças mais práticas e palpáveis no dia a dia do negócio, como, por exemplo, uma nova política de organização dos dados. Até porque aqueles vários documentos que eram produzidos passam a ser substituídos por informações no formato digital, tornando a forma de acesso e manuseio muito mais simples.

Garanta a vantagem competitiva da sua empresa

É verdade que a lista de adequações e modernizações impostas pela legislação traz mudanças de rotina complexas, capazes de tirar a empresa e suas equipes da zona de conforto. Contudo, é importante lembrar que, se bem gerenciadas, elas sempre podem contribuir para a ampliação do seu portfólio de produtos e serviços, além da possibilidade de melhorar a qualidade e a eficiência dos seus processos. Afinal, a inovação é um requisito indispensável para prosperar e sobreviver diante da concorrência.

E para que isso seja possível, contar com a tecnologia é indispensável! É por isso que o ERP Radar Empresarial, oferecido pela Pró-Data System’s, integra de forma ágil e inteligente todas as áreas da empresa, permitindo que você conte com informações precisas para tomar decisões seguras com base em dados concretos e atualizados. Que tal conhecer melhor nossa solução? Fale com a gente! Nossa equipe está à disposição para ajudar a ampliar os resultados da sua empresa.

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo

FALE COM NOSSOS CONSULTORES